Vacinas em Cães
- Adriana Sacramento
- 2 de dez. de 2016
- 3 min de leitura
A vacinação é muito importante na prevenção de várias doenças. Por este motivo, você deve estar sempre atento para que elas não fiquem atrasadas.
Nós, da Pet Care SV, nos comprometemos em não deixar que isso ocorra. Sempre que a vacina estiver para vencer, você receberá um comunicado informando qual a vacina e a data de seu vencimento. Além disso, quando você vacina seu filhote em casa, não expõe ele ao risco de contaminação presente em uma clínica.

As vacinas para cães são:

Déctupla
Esta vacina protege contra 7 tipos de doenças (Cinomose, Adenovirose, Parainfluenza, Parvovirose, Coronavirose, Hepatite Infecciosa Canina e Leptospirose). Ela é chamada V10 por possuir 10 antígenos vacinais (vírus e bactérias).
Cinomose: é uma doença que pode afetar três sistemas do organismo de seu cão. Pode começar com problemas gastrointestinais, evoluindo para um quadro pulmonar (causando pneumonia) e no seu estágio final atinge o sistema neurológico causando convulsões, entre outros sintomas.
Parvovirose: o parvovírus lesiona as células intestinais, causando crises de diarreia com sangue e vômitos. É mais comum em filhotes. Os cães da raça Rottweiler tem uma predisposição para esta doença, por este motivo os filhotes dessa raça devem tomar quatro doses desta vacina, não apenas três.
Coronavirose: o coronavírus ataca o sistema digestório. Um dos seus sintomas é uma forte diarreia, que possui cor alaranjada. O animal fica letárgico, com perda de apetite e pode ter febre.
Adenovírus Tipo 2: provoca um quadro de infecção respiratória.
Parainfluenza: também provoca um quadro respiratório.
Hepatite infecciosa canina: o animal apresenta icterícia (a pele, a mucosa da boca e dos olhos ficam amareladas). Causada pelo Adenovírus Tipo 1.
Leptospirose: é uma zoonose, ou seja, uma doença que é transmitida para o homem. O animal pode apresentar diversos sintomas, entre eles diarreia e vômito. É uma doença que pode lesionar os rins e o fígado do animal. O principal vetor desta doença é o rato, então se você tem um caçador em casa, o risco de contrair a doença é maior.


Antirrábica
A raiva é uma zoonose. Se um animal contaminado morder uma pessoa, vai transmitir a doença para ela.
Afeta o Sistema Nervoso Central, causando uma encefalomielite fatal. Por este motivo é realizada a campanha de vacinação todos os anos.
Apesar de sua incidência ter diminuído no Brasil, ela ainda ocorre, como podemos acompanhar pelos noticiários.

Vacina contra Giárdia
Protege contra a Giardíase. Também é considerada uma zoonose. Ela causa distúrbios gastrointestinais como diarreia e vômito. Dificulta a absorção dos alimentos podendo levar a perda de peso, desidratação e debilitar o animal. Pode-se contrair a doença através de água e/ou comida contaminada, além do contato com as fezes de um animal contaminado.

Vacina contra Leptospirose
Esta vacina é feita como reforço, após 6 meses da aplicação da V10. Isto porque, após este período, a titulação adquirida através da V10 começa a cair. Então este reforço é recomendado para animais que ficam em quintais ou que vão com frequência na rua.

Leishtec
A Leishtec é uma vacina contra a leishmaniose canina, que também é uma zoonose. O agente transmissor dos protozoários que causam a doença, é o mosquito flebótomo, mais conhecido como mosquito-palha.
Esta doença apresenta duas formas: cutânea e visceral. A forma cutânea atinge as mucosas e a pele. A visceral compromete o baço e o fígado, o animal apresenta diarreia, febre e perda de peso.
O Ministério da Saúde do Brasil tem o Programa de Controle da Leishmaniose canina. Caso haja a suspeita do animal apresentar a doença, o veterinário responsável deverá notificar as autoridades, que irão realizar exames para a confirmação do diagnóstico. Caso o cachorro seja positivo o animal deve ser sacrificado. No entanto esta situação está para mudar. Isso porque, já tem no mercado uma nova medicação que é autorizada no tratamento destes animais.

Vacina contra a Gripe
A traqueobronquite infecciosa canina, gripe canina ou Tosse dos Canis é uma doença que ataca o sistema respiratório. O seu principal sintoma é uma tosse seca e constante. Normalmente não é uma doença grave, mas se não for tratada pode evoluir para uma pneumonia.
Os agentes causadores são os vírus Parainfluenza e Adenovírus. A bactéria Bordetella também é um agente causador. Estes podem contaminar o animal separadamente ou em combinação. Esta se dá pelo contato de um animal contaminado com um sadio. Costuma ocorrer quando há aglomeração de cães (por isso o nome Tosse dos Canis).

Gostou deste artigo? Então mostre-nos a sua opinião pois ela é muito importante!
Comments